Um pouco de nossas experiências através das visitas…

Para aqueles que ainda não nos conhecem, o projeto Mala de Arte da Menina Alessandra foi idealizado nos meados de 2013, realizando sua primeira visita às crianças no mês de maio de 2014.

Nesta nova fase, estamos criando um blog para nos aproximarmos mais de vocês, onde poderemos trocar ideias, relatar experiência e divulgar o projeto.

Aproveitaremos ainda o espaço para divulgar notícias e assuntos que acreditamos sejam de interesse as pessoas da área de saúde, arte, voluntários, etc.

Neste texto, faremos um breve relato de algumas de nossas visitas realizadas deste o início do projeto.

 

14/05/2014

Este dia marcou nossa primeira visita ás crianças hospitalizadas. Para a maioria de nós tudo era novidade: o modo de abordar as crianças e suas famílias; os cuidados com os paramentos (aventais, luvas, mascaras); a comunicação com a equipe de saúde do hospital, e tudo mais que envolve o trabalho com pessoas debilitadas.

Neste primeiro dia, tivemos muita ajuda da equipe de humanização do HC, que além de nos darem todo um treinamento sobre os cuidados que deveríamos ter durante o contato, nos acompanharam em todas as vistas, ajudando nossa comunicação com os atendidos.

Dentre muitos momentos marcantes deste nosso primeiro encontro, destacamos uma mãe que ao final fez questão de agradecer aquele nosso pequeno gesto que para ela tinha significado muito.

Aproveitamos ainda a oportunidade para agradecer toda a equipe de humanização do HC, bem como a equipe técnica (enfermeiros e demais profissionais da saúde) do ITACI, pelo acolhimento e por acreditarem em nosso projeto.

 

11/06/2014

Nesta nossa segunda visita, um pouco menos travados do que na anterior, tivemos contado com as crianças e pudemos desenvolver um pouco melhor nossa proposta de trabalho / ocupação relacionada à arte. Cada criança internada recebeu um kit com giz de cera, massinha para modelar, guache, gibi, tela, canetona, cola colorida, e muito mais.

Algumas se utilizaram do material no momento em que estávamos lá, outras preferiram guardar para um momento posterior.

Novamente foi um dia de muito aprendizado para todos nós.

 

10/09/2014

Esta já foi nossa quinta visita, sendo que a cada novo mês sentíamos mais confiantes e integrados com as crianças.

Neste dia as crianças internadas foram apresentadas a Aldemir Martins e seus gatos.
Cada uma recebeu seu kit com materiais de arte e puderam desenhar e pintar sobre aquilo que aprenderam e outras coisas de seu dia a dia com cores no caderno e na tela que compuseram o kit.

 

10/09/2014

Neste mês propusemos que as crianças desenham nas telas contidas em seus kits e destacamos um menino de aproximadamente 4 anos, que fez questão de abrir seu kit e desenhar um quadro para pendurar na parede do quarto.

 

09/10/2014

Pela proximidade do dia das crianças tivemos uma visita ainda mais especial, já que foi planejada em homenagem ao dia delas!

A Equipe da Mala de Artes da Menina Alessandra planejou tudo com muito carinho!
As crianças receberam bexigas e uma maleta ilustrada, com brinquedos, jogos e acessórios (tiaras, anéis, pulseiras e colares que piscavam). Foi possível conversar sobre arte, tendo por base Romero Brito, conhecido por quase todos. As obras do autor, caracterizadas por temas alegres e cores vibrantes, são conhecidas por buscar trazer esperança e aconchego.

As crianças se mostraram especialmente contentes ao ganhar a bexiga do projeto, que trouxe ao momento um clima de festa, troca e alegria.

Foi possível brincar com aqueles que quiseram circular pelos corredores do hospital com suas bexigas e acessórios.

Vamos relatar alguns dos momentos da visita de hoje para compartilhar algumas  experiências que tivemos.

  • Uma criança de aproximadamente 5 anos estava encantada com a bexiga que a puxava para cima, imitando que iria voar.
  • Outra, ao receber a boneca ficou muito feliz, dizendo que era um modelo que ela colecionava.
  • Um adolescente amarrou bexigas no brinquedo até que o avião voasse.
  • Em um dos quartos soubemos que o pai do paciente estava fazendo aniversário, sendo ele também presenteado com bexiga do projeto.

Foi um dia maravilhoso, repleto de experiências inesquecíveis e gratificantes!

 

12/11/2014

Neste dia estivemos no quarto de meninos e meninas. Pacientes de SP, do MT, de MG, do PI e até do Paraguai. De 5 meses a 17 anos.

Todos receberam o kit de artes do mês (canetão, massinha pra modelar, pintura a dedo, caderno pra desenho e gibi) e foram motivados a usar o material a partir da história do livro “Nicholas e os vingadores” gentilmente doado pela autora, Cristina Agostinho. Cada criança recebeu seu exemplar.

 

21/12/2014
O Itaci e a recebeu neste dias a visita do Papai Noel do projeto “A Mala de Artes da Menina Alessandra”. As crianças ganharam de helicópteros e carrinhos com controle remoto a bonecas e bolas da Peppa. Nem preciso dizer que elas adoraram. Algumas também aproveitaram a oportunidade pra tirar a tradicional foto com o Papai Noel.

Aproveitamos ainda a oportunidade que nos foi dado e estendemos a vista a algumas crianças internada na Beneficência Portuguesa, onde a farra com o Papai Noel continuo…

 

11/02/2015

As crianças internadas no Itaci em fevereiro são diferentes das que lá estavam em novembro. Então repetimos a atividade do livro “Nicholas e os Vingadores”, aproveitando uma nova leva de livros doados pela autora. Os pacientes também receberam o kit do mês: massinha, canetinha, caderno, gibi.
Eles adoraram, e nós também!

 

11/03/2015

Neste dia abordamos em nossa atividade o tema: A importância da água, com destaque para objeto, guarda chuva.

Na ocasião abordamos as diferença entre guarda-chuva e sombrinha; as manifestações culturais que se utilizam desses instrumentos, tais como o frevo.

Ao final fizemos uma atividade na qual abrimos o guarda-chuva com diversas parlendas (frases/versinhos) penduradas em seu interior, e as crianças puderam escolher algumas que eram lidas em cada quarto – atividade que as crianças e seus acompanhantes adoraram.
Por fim, abordamos a música Aquarela do Toquinho.
Como sempre, foi uma tarde muito gratificante para todos nós.

 

08/04/2015

Em nossa visita mensal tivemos como foco estimular a criatividade das crianças!

Iniciamos as atividades com o guarda-chuva com diversas parlendas (frases/versinhos) penduradas em seu interior e após o “aquecimento” fomos sorteamos palavras nos 6 (seis) saquinhos que tínhamos e a cada nova palavra a criança ia criando e desenvolvendo a história que por ela estava sendo criada.

As crianças e os acompanhantes (estes também entravam na brincadeira para ajudar), criaram as mais diversas histórias, com muita imaginação e criatividade.
Mais uma trade gratificante para todos nós.

 

19/05/2015

Este mês, continuamos estimulando a criatividade das crianças!

Iniciamos as atividades com a criação de uma história em conjunto, onde fomos passando um barbante para cada pessoa do quarto, que ao recebê-lo deveria dar continuidade a história que estava sendo criada, até que a mesma tivesse um final.
Após, pedimos para a criança escolher o que mais gostou da história e fazer um desenho na tela branca com pedaços de lã e cola.

A imaginação correu solta e foram criadas as mais diversas histórias e desenhos.
Neste mês tivemos ainda a companhia de alguns jovens, que foram conhecer o trabalho voluntário e aproveitaram para distribuírem livros aos pacientes.
Novamente a sensação de gratificação foi imensa.
Estes são os relatos de algumas de nossas experiências neste pouco mais de 1 (um) ano de visitas!!! Esperamos que tenham gostado.

Vocês podem acompanhas outras histórias inspiradoras, bem com algumas fotos em nossa fanpage.

A partir de agora, periodicamente teremos novidades sendo publicadas, esperamos que gostem!!!

Um comentário sobre “Um pouco de nossas experiências através das visitas…

  1. Que proposta e trabalho maravilhoso!!Gostaria muito de participar neste projeto mala da Ale

    Realmente vocês estao ajudando muito a auto estima das crianças e toda a família neste imenso projeto

    Quero continuar recebendo todas as informaçoies e tambem poder contribuir

    super abraços /muita força e carinho

    att Isabel Bueno

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *